Hiperplasia Benigna da Próstata e tratamento inovador no LMC Hospital

15---REZUM

A Hiperplasia Prostática Benigna (HPB), também conhecida como aumento benigno da próstata, é uma condição comum que afeta muitos homens à medida que envelhecem. É caracterizada pelo crescimento excessivo do tecido da próstata, resultando no aumento do tamanho dessa glândula.

A próstata é uma glândula presente apenas nos homens, localizada ao redor da uretra, abaixo da bexiga. Sua função principal é produzir o líquido seminal, que faz parte do sêmen. À medida que os homens envelhecem, é comum que a próstata aumente de tamanho. No entanto, em alguns casos, esse crescimento pode ser excessivo e causar sintomas desconfortáveis.

Conforme a próstata aumenta, ela gradativamente comprime a uretra e bloqueia o fluxo de urina (obstrução urinária). Quando homens com HPB urinam, é possível que a bexiga não esvazie completamente. Consequentemente, a urina fica estagnada na bexiga, fazendo com que os homens fiquem suscetíveis a desenvolver infecções do trato urinário (ITUs) e cálculos na bexiga. A obstrução prolongada pode enfraquecer a bexiga e acabar causando danos aos rins.

Sintomas da Hiperplasia Benigna da Próstata

Os sintomas da hiperplasia prostática benigna podem variar, mas geralmente envolvem problemas urinários. Isso ocorre porque o aumento da próstata pode comprimir a uretra, o canal que transporta a urina da bexiga para o exterior. Os sintomas mais comuns incluem:

▫️ Dificuldade em iniciar o fluxo urinário
▫️ Fluxo urinário fraco ou intermitente
▫️ Sensação de esvaziamento incompleto da bexiga
▫️ Necessidade frequente de urinar, especialmente durante a noite (nictúria)
▫️ Sensação de urgência ao urinar
▫️ Gotejamento após urinar

Possibilidades convencionais de tratamento

Normalmente, em casos de próstatas de pequeno e médio tamanho, o tratamento é medicamentoso, podendo ser um medicamento apenas (monoterapia) ou duas medicações trabalhando em conjunto para tentar abrir o canal dessa próstata e diminuir o tamanho da próstata (terapia combinada).

Uma vez que a próstata tenha um tamanho de médio para grande ou quando ocorre a falha desses remédios, é possível optar pela ressecção endoscópica da próstata, vulgarmente chamada de raspagem da próstata.

Quando as próstatas são muito grandes, atingindo valores maiores do que 100 centímetros cúbicos, o equipamento endoscópico, sendo muito sensível e delicado, não tem boa taxa de sucesso. A cirurgia convencional então é considerada.

Tratamento inovador: Rezum

O Rezum é uma técnica avançada e minimamente invasiva que utiliza vapor de água para tratar o aumento benigno da próstata (Hiperplasia Prostática Benigna). O procedimento funciona da seguinte forma:

▫️ Um dispositivo é inserido na uretra, permitindo que um cateter alcance a próstata.
▫️ O cateter libera vapor de água em temperaturas controladas, que entra em contato com o tecido prostático aumentado.
▫️ O calor proveniente do vapor causa a destruição do tecido, promovendo a redução do tamanho da próstata.

Além de ser um procedimento rápido, seguro e pouco doloroso, o tratamento possui uma taxa de sucesso significativa na redução dos sintomas da hiperplasia.

Saiba mais sobre o aumento benigno da próstata e o Rezum no vídeo abaixo:

Para saber se você tem indicação para o tratamento, é preciso fazer uma avaliação com um médico urologista. Fale conosco: (27) 3110-0107 | (27) 3264-6800.