Ao longo dos anos, a cirurgia bariátrica ganhou importância, evoluiu e se tornou um dos procedimentos mais realizados no Brasil e no mundo. Porém, antes de realizá-la, diversos fatores precisam ser levados em consideração.
▫Quem pode fazer a cirurgia?
Alguns dos exemplos de pessoas que têm indicação para realizar a bariátrica são:
– Pessoas que estão com IMC acima de 40 kg/m² e, mesmo após 2 anos de tratamento clínico, não obtiveram sucesso na perda de peso.
– Possuem entre 35 e 40 kg/m² e sejam acometidas por doenças causadas ou agravadas pela obesidade, como diabetes tipo 2 e hipertensão arterial.
– Pessoas com obesidade grau I (IMC entre 30 e 34.9), quando o paciente é diabético (Cirurgia Metabólica).
▫Quais profissionais fazem parte da avaliação pré-cirúrgica?
Antes e depois da cirurgia é necessária a avaliação e o suporte multidisciplinar. Estão envolvidos no processo: endocrinologistas, cardiologistas, nutricionistas, psicólogos, enfermeiros, fisioterapeutas, além de outras especialidades, de acordo com cada caso.
▫A bariátrica auxilia no tratamento de outras doenças?
Diversos quadros de saúde estão associados à obesidade, como doenças cardiovasculares e o diabetes. Ao longo do processo de perda de peso – e após a bariátrica – é possível amenizar alguns desses quadros.
▫Como é a alimentação após a cirurgia?
No período pós-operatório, e no restante da vida, o indivíduo deve seguir novos hábitos alimentares, quando possível, acompanhado de nutricionistas que irão indicar uma dieta equilibrada e, se necessário, complementar a dieta com suplementos e vitaminas.
Realizamos a cirurgia bariátrica aqui no LMC Hospital com especialistas capacitados e toda a segurança que o nosso paciente precisa.
#cirurgiabariátrica#duvidassobrecirurgiabariatrica#hospitallinhares