Março Azul-marinho: mês de conscientização sobre o câncer colorretal

Dr. Pâmerson Poubel Faria, cirurgião oncológico do LMC Hospital

Março é o mês de conscientização sobre o câncer colorretal, segundo mais incidente no Brasil, com mais de 20 mil mortes registradas em 2020. Mas com a detecção precoce da doença, é possível aumentar as chances de cura.

Por isso, o LMC Hospital se une ao movimento Março Azul-marinho para alertar sobre a importância da Colonoscopia de rastreamento, recomendada para homens e mulheres a partir dos 45 anos.

Já para pessoas com maior risco de desenvolver a doença, o exame pode ser indicado mais cedo, a partir dos 40 anos. São fatores de risco para o câncer colorretal:

▫ idade igual ou acima de 50 anos
▫ excesso de peso corporal
▫ alimentação não saudável, com ingestão de carnes processadas e de carne vermelha em excesso
▫ história familiar de câncer de intestino
▫ tabagismo e consumo de bebidas alcoólicas, entre outros.

Confira a mensagem do Dr. Pâmerson Poubel Faria, cirurgião oncológico do LMC Hospital, e cuide da sua saúde! Mantenha suas consultas médicas e exames em dia. ✨